ETEC Dr. Demétrio Azevedo Júnior

Escola Inclusiva: O 1º módulo do curso de Técnico em Enfermagem tem um aluno surdo

image

Nossos docentes do curso de Enfermagem trabalham desde o início do semestre com um aluno surdo.

. Trata-se de Marcos Antônio Pereira de Sousa, 23 anos e natural da cidade de Remígio (Estado da Paraíba). O Centro Paula Souza já contratou um intérprete que se comunica com o discente através da linguagem de Libras e que o acompanha em todas as atividades em nossa unidade escolar. A direção da Etec não medirá esforços para que o aluno possa concluir seus estudos em nossa Etec e siga sua vida profissional.

A seguir uma entrevista que fizemos com o aluno. Contamos com a ajuda do nosso Auxiliar de Docente Claudinei Henrique Ferreira Rodrigues e do intérprete de Libras Cleiton, a quem aproveitamos para agradecer.

Etec - Marcos, para dar início a nossa entrevista, nos fale de você, como foi a sua formação acadêmica, dificuldades encontradas, essas coisas.

Marcos - Quando eu comecei a frequentar a escola, não tinha muito contato com a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) eu chegava na escola e ficava excluído do grupo. Não entendia o que eles falavam, e eles também não me entendiam. Tive muita dificuldade até que a escola contratou uma professora que era intérprete de libras que começou a me ensinar os sinais e explicar o significado de cada um.

Etec - O que você acha das instalações (laboratórios e salas de aula) da ETEC Dr Demetrio Azevedo Junior

Marcos - Acho muito importante! O laboratório de enfermagem por exemplo é muito bem equipado, tem muitos instrumentos. Eu tive muita dificuldade por causa dos termos técnicos, mas visualizando eu consegui aprender. Sempre estou me esforçando para conseguir entender mais e mais, e a estrutura da escola está me ajudando muito nisso. 

Etec - Você achou que teria as mesmas dificuldades das séries anteriores aqui na ETEC? Se surpreendeu com a mudança?

Marcos - Sim. Mas de início estou tendo um pouco mais de dificuldade que estava imaginando, pois o curso de enfermagem é muito difícil, tem muitas palavras que não tem sinal em libras, e por mim e pelo intérprete não termos conhecimento na área fica um pouco difícil, mas estamos nos entendendo e nos adaptando. 

Etec - E como está sua relação com os professores, visto que é uma situação nova para eles?

Marcos - Todos estão se esforçando muito. A professora Margot por exemplo, trocou muitos textos que haviam em seus slides por imagens, para me ajudar, e todos estão fazendo o possível, sempre me ajudando e tirando minhas dúvidas.  

Etec - A linguagem técnica é complicada para ser entendida em libras?

Marcos - Sim, pelo fato de eu ter sido alfabetizado apenas em libras e não em português faz com que eu tenha bastante dificuldade, mas estou conseguindo aprender bastante. A linguagem técnica é realmente mais complicada, mas sempre que tenho uma dúvida, principalmente em palavras, eu chego em casa e jogo no Google procurando a imagem, e consigo associar.

Etec - Quais são as suas perspectivas para com o curso, mercado de trabalho e a vida?

Marcos - São muito boas, eu tenho o sonho de trabalhar num hospital e de ajudar as pessoas. Sei que vai ser difícil, pelo fato de eu ser surdo e no Brasil, apesar de libras ser a segunda língua oficial, ainda tem pouca acessibilidade. Mas eu vou me esforçar e sei que vou conseguir. 

Etec - Você sabe que o Centro Paula Souza contratou um intérprete para te acompanhar nas aulas. O que você acha disso?

Marcos - Sei sim, achei isso fantástico. É muito bom ter alguém para ajudar a gente. Estou gostando bastante, sei da dificuldade dele também, afinal, são muitos termos técnicos, e sei o quão difícil é achar um intérprete na área de enfermagem, mas o intérprete está me ajudando bastante, e eu a ele, estamos aprendendo muito juntos, com muita comunicação.

Etec - Você recomendaria a ETEC para outras pessoas com deficiência? Por quê?

Marcos - Sim, com toda certeza, e ajudaria no que eu conseguisse também. Aqui tem vários cursos legais e a iniciativa do Centro Paula Souza em contratar intérpretes para nos ajudar é muito legal. Recomendo muito, é uma ótima escola, cheio de cursos interessantes.

  • Data:
    06/03/2017 10:30:06
  • Notícia:
    57
  • Origem:
    Etec: Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição:
    Centro Paula Souza
  • Contato:
    e050dir@cps.sp.gov.br
Voltar
Back to Top
Topo