Alunos do Novotec Administração de Ribeirão Branco apresentaram projeto na Câmara Municipal
No dia 25 de abril de 2022, os alunos Bianca Almeida de Lima, Karoline dos Santos Fernandes, Lucas Gabriel Garcia Pereira da Silva e Maria Isabel de Almeida compareceram à Câmara Municipal de Ribeirão Branco para apresentar o projeto interdisciplinar e tema direcionador de seus Trabalhos de Conclusão de Curso aos vereadores do município.
Os quatro representaram a terceira série do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração – Novotec Híbrido que funciona em parceria entre a Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior e a EE Luiz José Dias.
O projeto que consiste na estruturação de uma agência experimental de recursos humanos voltada para a prestação de serviços, em um primeiro momento, aos alunos da unidade escolar por meio de orientações e capacitações e posteriormente à comunidade extraescolar por meio da disponibilização de uma base de dados de currículos para consulta por empresas e entidades que se interessem em estabelecer uma parceria e que possam utilizá-los para facilitação de seus processo de recrutamento e seleção é uma importante conciliação entre a teoria e a prática.
Os alunos foram acompanhados pela diretora Salete Barros e vice-diretora Erica Santos Teixeira da Escola Estadual e pelo coordenador do curso técnico, Marco Aurélio Kaulfuss. O alinhamento entre as práticas referentes à formação dos alunos na base comum e técnica tem sido muito importante para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos discentes. Graças à parceria sólida e ao compromisso das partes envolvidas têm-se colhido frutos bastante gratificantes do trabalho desenvolvido.
Traduzindo o compromisso com a qualidade da formação cidadã e crítica que ambas as instituições têm, entende-se que o projeto proposto não só promove interdisciplinaridade, como também atende a demandas individuais e coletivas presentes na realidade daquela comunidade. Do ponto de vista didático pedagógico, a ação propicia aprendizagem significativa quando permite a resolução de problemas práticos e a proposição de ações a partir dos conteúdos trabalhados, já no que concerne à cidadania, estes alunos promovem um trabalho capaz de atender demandas sociais muito relevantes enquanto aplicam a técnica resultante da aquisição de competências em sua formação escolar. Quando as escolas envolvidas extrapolam os limites de seus muros não só oferecem oportunidades aos seus alunos, mas ampliam sua atuação reforçando a importância dessas instituições para o desenvolvimento social e econômico mais justos. Em nossa parceria pretendemos oferecer a nossos alunos condições para que avancem cada vez mais e encerramos com uma citação que traduz nossa visão:
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.” (Rubem Alves)