USP CUCo 2019 - ETEC teve o maior número de inscritos da nossa Diretoria de Ensino

image

A versão 2019 da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) terá um número recorde de participantes da nossa ETEC. Ao todo, 297 alunos de todas as nossas salas de ensino médio e ETIM se inscreveram. Abaixo, uma breve descrição do que é o projeto e seus benefícios. 
 
O QUE É A CUCo
 
A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo para incentivar o ingresso nos cursos de graduação da USP e auxiliar a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior. A competição faz parte do programa Vem pra USP!
 
VEM PRA USP!
 
É uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o apoio da Fuvest, para criar ações de valorização dos estudantes do ensino médio das escolas públicas paulista, com o objetivo de trazer benefícios às escolas, aos seus alunos e à USP. Conhecer a universidade pública e facilitar o ingresso é uma das principais metas do programa criado em 2017. 
 
CALENDÁRIO CUCo 2019
 
11 de março - às 8h - Abertura das inscrições
12 de abril - às 17h (inscrições prorrogadas) - Encerramento das Inscrições
22 a 26 de abril - 1a. Fase - Prova online
14 de maio - Divulgação dos aprovados para a 2a. fase
6 de junho - das 8h às 11h - 2a. fase - Prova presencial (na escola onde o aluno está matriculado)
18 de junho - às 23h59 - Divulgação do resultado
 
Quem pode participar
 
Todos os alunos do 1o, 2o e 3o ano do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo, incluindo as ETECs, Institutos Federais e demais escolas da rede pública, como colégios de aplicação. O objetivo é incentivá-los a ingressar nos cursos de graduação da USP e estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático de vestibulares.
 
Como fazer a inscrição
 
É preciso estar atento aos prazos do calendário. A inscrição é pela internet aqui no site fuvest.br. Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e preencher o formulário online. Com a inscrição, o aluno pode realizar a primeira prova no mesmo site, é só ficar atento à data da prova.
 
Como é a prova
 
A primeira fase é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências, matemática e língua portuguesa. Os que tiverem o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e inclui 45 testes. São 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. A prova é na escola onde o aluno está matriculado.
 
Por que participar da CUCo?
 
Participar da CUCo é uma oportunidade para o estudante da rede pública melhorar o desempenho nos conteúdos dos processos seletivos de acesso ao nível superior de ensino, como vestibulares. Os estudantes concorrem apenas com estudantes de sua própria escola. Será premiado o melhor aluno de cada ano do ensino médio de cada escola.
 
Os participantes têm sugestões de estudo, como, por exemplo, videoaulas de matemática e monitoria online com universitários da USP.
 
Os participantes com melhor desempenho recebem benefícios, como certificados da USP e visitas à Universidade, concorrem a bolsas de pré-iniciação científica, bolsas Santander e vagas de estágio pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entre outros.
 
Os que estiverem no 3o ano do ensino médio recebem isenção da taxa do vestibular da Fuvest, que é o exame de entrada para a Universidade de São Paulo. Os professores e as escolas mais participativas também recebem incentivos.
 

  • Data: 17/04/2019 20:12:27
  • Notícia: 257
  • Leituras: 310
  • Origem: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição: Centro Paula Souza
Voltar