ETEC comemora Semana Paulo Freire com atividades diversificadas para todos os cursos

image

Em maio, diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) promovem atividades pedagógicas, recreativas e culturais em homenagem à vida e obra do educador Paulo Freire. A iniciativa de estudantes e professores tem como objetivo difundir as práticas de educação e suas transformações sociais, baseadas na filosofia do autor, com programações envolvendo a comunidade escolar e o público externo. As atividades estão previstas em uma lei estadual de 1988.
 
Em nossa ETEC os coordenadores de curso, juntamente coma professora Rita Navarro, nossa coordenadora pedagógica, organizaram atividades diversificadas para todos os cursos: palestras, oficinas, jogos, música, apresentações, etc. Durante esta semana ainda, divulgaremos mais detalhes de todas as atividades.
 
Patrono da Educação
 
Nascido em Recife, no Estado de Pernambuco, em 19 de setembro de 1921, Paulo Freire é internacionalmente conhecido pela sua contribuição na área da Educação. Na década de 1960, criou um método de alfabetização para adultos utilizado em vários países. Entre os brasileiros mais homenageados da história, recebeu o título de doutor Honoris Causa em 29 universidades espalhadas pelo mundo, além de ser considerado o Patrono da Educação no Brasil. Em 1986, recebeu o prêmio Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
Publicou obras como a Pedagogia do Oprimido, que propõe uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade. O livro influenciou a filosofia educacional da pedagogia crítica.
 
(Enviado por Mauro Garcia)

  • Data: 02/05/2019 21:52:29
  • Notícia: 267
  • Leituras: 412
  • Origem: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição: Centro Paula Souza
Voltar